segunda-feira, 17 de maio de 2010
Ato de Hoje
domingo, 16 de maio de 2010
Calendário da Semana
Daniela Sevegnani Mayorca
Diretório Central dos Estudantes
Luiz Travassos - Canto Geral
sábado, 15 de maio de 2010
Grande Ato de Quinta-Feira
Desculpa estarmos um pouco ausente, mas estamos completamente envolvidos na luta contra a tarifa!
Segue abaixo uma reportagem do DC, muito bem feita pelo jornalista Maurício Frighetto, falando sobre o acorrentamento no TICEN, no qual fizemos parte, o vídeo da manifestação e as planilhas de custo, primeira conquista de várias que acontecerão!
Quem não pula quer tarifa from Doc Dois on Vimeo.
Será que eles conseguem?
Nove estudantes passaram seis horas presos a cadeiras no Setuf em protesto ao aumento nas tarifas de ônibus em Florianópolis
Assim como João, os manifestantes de ontem querem uma mudança no transporte público. Mas, primeiro, querem que o aumento das passagens seja revogado.
Os protestos que aconteceram ontem em Florianópolis refletem uma tendência que começou no início da década, com o debate pelo passe livre para estudantes. Teve seu ápice em 2004 e 2005, com a chamada Revolta da Catraca, quando milhares de pessoas foram às ruas para barrar o aumento das passagens. Na época, conseguiram.
O estudante da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Bruno Mandelli, 20 anos, foi um dos que debateram o assunto naquela época.
– Em 2004, eu assisti; em 2005, participei. Hoje tenho uma bolsa de estudos e ganho menos de um salário mínimo, e o preço se torna alto. A minha atuação política é por meio dos movimentos sociais. E, hoje, o transporte público é uma das formas de exclusão social – filosofa o rapaz.
Bruno participa do Movimento Universidade Popular (MUP) na UFSC, uma das entidades que fizeram parte do Frente Única pelo Transporte Público Floripa, que organizou os protestos. Ela é formada por movimentos sociais, partidos políticos, organizações culturais e, em sua maioria, por estudantes.
João Gabriel faz parte de uma organização chamada Reinventar. Segundo o jovem, que vai começar a estudar na UFSC no segundo semestre, o movimento é baseado nas ideias do pensador Darcy Ribeiro.
– Ele tinha uma conexão forte com a educação e foi fundador na Universidade de Brasília (UnB). O nosso movimento prega o caráter reivindicatório e de atuação política dos jovens no passado, como o Fora Collor e as Diretas, Já. Nossa postura é de sempre defender a população.
Um dos movimentos mais conhecidos dos protestos dos estudantes é o Movimento pelo Passe Livre (MPL), fundado em 2005 com base nas experiências das manifestações Salvador, em 2003, que parou a cidade por 10 dias, e da Revolta da Catraca, de Florianópolis. O MPL defende o acesso gratuito para a população.
mauricio.frighetto@diario.com.br
segunda-feira, 10 de maio de 2010
domingo, 9 de maio de 2010
SEGUNDA-FEIRA
Atos descentralizados
8h Grande encontro do grupo de arte e cultura CCE (básico), na UFSC.
9h-11h Qualquer cidadão que simpatizar com essa idéia, pode unir-se a nós ou convidar amigos para fazer essas atividades em seu bairro - não precisa ser só o grupo da arte/cultura!
TIME DOS ÔNIBUS
Músicas e poesias. Informar a população sobre o aumento da tarifa de quase três reais - R$ 2,95 - e convidá-los a unirem-se a nós nessa luta pela redução da tarifa, informando as datas e locais dos atos, assim como endereços eletrônicos de referência. Salta-se dos ônibus e entra-se em outro rodando assim a cidade, até quanto puder.
TIME DAS SINALEIRAS
Grupos 5 pessoas – panfletagem nas sinaleiras, utilizando o tempo do sinal vermelho para abrir uma grande faixa/cartazes informativa(os) sobre a frente de luta pelo não aumento/redução das tarifas de ônibus em Florianópolis, para fazer malabares, entregar balões com mensagens nos carros ou uma mini-esquete representando a atual conjuntura da cidade sobre o transporte público e PANFLETANDO E CONVIDANDO PARA OS ATOS SEMPRE!!! Pedir assinaturas para o abaixo-assinado.
12h - Ato na Rótula Central da UFSC - E OUTRAS LOCALIDADES DA ILHA
Todos os simpatizantes do movimento podem deslocar-se para a rótula por 30 minutos com intervenções de maracatu ou capoeira.
12h30min - Grande ato artístico no Restaurante Universitário! ENTREGAR PANFLETOS.
13h30 - ENCONTRO PARA CONFECÇÃO DE CARTAZES. Básico - UFSC
17h - Ato com a encenação da Abertura da caixa preta - artista com perna de pau. Em frente ao SETUF, Centro. PANFLETAGEM!
TERÇA-FEIRA
Atos Descentralizados
8h-10h - mesma programação de segunda
10h Caminhada em manifestação até o TITRI
12h Retorno em manifestação à UFSC
QUARTA-FEIRA
11:30h - Futebol na Felipe Schimidt Times: Prefeito Empresários X População
Cabo-de-guerra em frente ao TICEN : Prefeito e empresários X população
Malabaristas, palhaços, barraquinha de pintura no rosto das crianças coleta de assinaturas, entrega de balões com mensagens contra a tarifa.
12h- Chamada pública - Grande Assembléia pública no centro da cidade
QUINTA-FEIRA
GRANDE MANIFESTAÇÃO NO CENTRO DA CIDADE.
Enterro do Transporte Público Atual
Coreografia Thriller
SEXTA-FEIRA
FESTA CONTRA O AUMENTO NA UFSC!
sexta-feira, 7 de maio de 2010
Relatos do dia 7 de maio
Frente de Luta pelo Transporte realiza manifestações contra o aumento da tarifa nesta sexta (07/05)
Após o anúncio da Prefeitura de novo aumento nas tarifas do transporte público de Florianópolis, a Frente de Luta pelo Transporte se reuniu nessa quinta-feira (06/05) com a presença de mais de 120 pessoas para organizar a luta contra mais este aumento nas tarifas.
Nesta sexta, manifestações serão realizadas na cidade, confluindo em um grande ato com concentração às 12h30 em frente ao TICEN, marcando o primeiro dia da jornada de lutas contra o aumento.
A expectativa é que centenas de pessoas participem deste primeiro ato, que tende a crescer na próxima semana, intensificando os protestos até que o aumento seja revogado.
A Frente chama toda a população a resistir e se manifestar contra o absurdo deste aumento, e convida a todos e todas a participarem da próxima reunião, que se realizará neste sábado (08/05), às 13h30 no Diretório Central dos Estudantes da UFSC.
Contra o aumento das tarifas do transporte!
Por um transporte público, gratuito e de qualidade para o conjunto da população!
Resistir até a tarifa cair!
Florianópolis, 07 de maio de 2010
Frente de Luta pelo Transporte
COMITÊ DE LUTA PELO TRANSPORTE PÚBLICO
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Ato 5 de maio
Assim começa uma nova história em Floripa...
Tarifest 2010 - Dia 5 de maio from SARCASTiCOcomBR on Vimeo.