segunda-feira, 3 de maio de 2010

O que somos?

O movimento surgiu inspirado no pensador Darcy Ribeiro, que dizia:

“Só nos resta a esperança de uma reversão radical, que devolva aos brasileiros a ousadia de tudo repensar para reinventar o Brasil que queremos.”

A nossa idéia foi baseada na tese do 50º CONUNE, Congresso da União dos Estudantes, a qual foi baseada exatamente nesse grande sociólogo, idealizador da Universidade de Brasília.

Basicamente dizemos que queremos reinventar o Brasil porque desde os nossos pais e mães, ou melhor, nossos avôs e avós o estudante passou por grandes problemas devido à ditadura. Qualquer um de nós estudou ou está estudando o quão rígido eles eram com quem pensava diferente e isso deixou seqüelas no movimento estudantil até então não superadas.

Antes nós, estudantes, éramos um estouro, um movimento organizado e que ajudava e discutia todas as questões sociais. Olhando fotos antes da ditadura vemos estudantes enchendo praças e lutando por seus direitos.

Em 2006 uma galera que fazia parte de grêmios estudantis, DCEs, CAs, percebendo que, tirando os penteados, pouca coisa mudou desde então, decidiu resgatar essas bandeiras e, com a nossa cara e nosso espírito de filhos da liberdade de expressão, lançar um movimento nacional prezando principalmente pela educação e mais um monte de bandeiras ligadas direta ou indiretamente com o movimento estudantil.

Desde pintar colégio, indo para lutas maiores como defender a soberania nacional, o fortalecimento da américa latina e educação para todos, o Movimento Reinventar está aí, abrindo suas portas para quem quer ver no mínimo sua escola sendo melhorada, disposto à ajudar dentro do que for necessário.

Somos nacionalistas, apaixonados pelo verde e amarelo, anti-preconceituosos e lutando pelo o que, em conjunto, vermos que é melhor para nossa nação e, principalmente, para os estudantes.

Quer saber mais das nossas idéias? Leia a Tese que fundou o movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário